Pesquisa

O Amazon Biodiversity Center, em parceria com o INPA e outras instituições pelo mundo, através do corpo técnico e de cientistas afiliados ao PDBFF, está criando o embasamento científico necessário para aumentar a compreensão do impacto da fragmentação de ecossistemas sobre a biodiversidade — entre os membros da comunidade científica mundial, os formuladores de políticas públicas voltadas à conservação de ambientes naturais e a sociedade não-acadêmica. Nosso projeto faz tudo isso ao facilitar a pesquisa acadêmica e treinar cientistas.

Artigos acadêmicos: Desde sua criação, os cientistas que realizam pesquisas em nossa reserva publicaram mais de 700 artigos científicos em periódicos acadêmicos.

Bolsistas de pesquisa em conservação: Em 2015, lançamos um programa de bolsas de estudo para apoiar a pesquisa de alunos de mestrado e doutorado. Até hoje, concedemos recursos a 24 jovens cientistas para que pudessem realizar pesquisa para suas dissertações e teses.

O Amazon Biodiversity Center administra um outro site dedicado principalmente a pesquisadores brasileiros. Visite o site neste endereço: http://pdbff.inpa.gov.br/

Videos

Qual é a importância de se focar em estudos sobre a biodiversidade?

O Dr. Thomas E. Lovejoy, do 11º Conselho de Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP11) (9/10/2012), explica que as consequências de até dois graus de aquecimento global seriam devastadoras para muitos ecossistemas e sua visão de um esquema de 'restauração planetária' para reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera em 50 partes por milhão, incluindo o reflorestamento e alterando as práticas agrícolas para que sequestram carbono.

Progressão do desmatamento na Amazônia via Google Earth 1975 - 2009
CORTESIA: NASA